PUBLICIDADE

Paraciclismo: Sabrina Custódia conquista ouro e recorde mundial no Rio

© Miriam Jeske/CBC/Direitos Reservados

A paraciclista brasileira Sabrina Custódia da Silva, de 44 anos, alcançou um feito histórico ao se tornar a primeira recordista mundial do país na modalidade. No Campeonato Mundial, realizado no velódromo olímpico do Rio de Janeiro, ela conquistou a medalha de ouro na prova de contrarrelógio de 1 quilômetro, classe WC2 (para atletas com deficiência físico-motora).

Custódia cravou o tempo de 1 minuto, 20 segundos e 020 milésimos, estabelecendo um novo recorde mundial. A suíça Flurina Rigling ficou com a medalha de prata, enquanto a alemã Maike Hausberger garantiu o bronze.

“A hora chegou, e não foi só o título mundial, teve o recorde mundial! É muita emoção para um dia só,” declarou a atleta de São José dos Campos, visivelmente emocionada com a conquista. Custódia também revelou que se preparou intensamente para este momento: “Treinei muito este ano, me preparei demais para chegar neste momento. Mas mesmo sabendo que estava pronta, a ficha não caiu ainda.” No ano anterior, ela já havia conquistado a prata no Mundial.

Além do ouro de Sabrina Custódia, o Brasil também garantiu uma medalha de prata com Victória Barbosa na prova de sprint na categoria W1 (atletas com deficiência físico-motora). Barbosa liderou a prova, mas foi superada na volta final pela australiana Tahlia Clayton-Goodie, que levou o ouro.

Outro momento marcante do primeiro dia de competição foi a estreia de Jerusa Geber, atleta com diversas conquistas no atletismo paralímpico. Ela competiu na prova mista de contrarrelógio de 750 metros na bicicleta dupla (tandem), ao lado de Carolina Barbosa. A dupla de Bruno Bonfim dos Santos e o piloto Endrigo Rosa também participaram da prova. No qualificatório, eles alcançaram o quinto lugar, mas não avançaram para a final.

O Mundial de paraciclismo de pista continua até domingo, com entrada gratuita para o público.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

PUBLICIDADE