O Brasil teve um início forte no Mundial de Vôlei de Praia, realizado em Adelaide, Austrália, conquistando seis vitórias contundentes por 2 sets a 0 na fase de grupos. As campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda deram o pontapé inicial na quinta-feira (13), superando as australianas Phillips e Mears com parciais de 21/16 e 21/19, em partida válida pelo Grupo F.
Logo após, Thamela e Vic, a dupla número 1 do ranking mundial, confirmaram o favoritismo ao vencerem as peruanas Gaona e Allcca por 21/19 e 25/23, em confronto do Grupo A. Thamela destacou a dificuldade da partida e a importância da consistência e da tática para o resultado positivo. “Sabíamos que seria um jogo difícil. Por ser a minha primeira Copa do Mundo, é uma energia diferente, mas conseguimos nos manter conscientes e consistentes, buscando a nossa tática”, analisou.
Na sequência da competição, Carol Solberg e Rebecca, atuais vice-líderes do ranking, dominaram a partida contra a dupla egípcia Marwa e Nada, vencendo por 21/7 e 21/18, em sua estreia no Grupo B. Vitória e Hegê também garantiram um triunfo ao superarem as holandesas Emi van Driel e Bekhuis por 21/19 e 21/16, em confronto do Grupo C.
No torneio masculino, Evandro e Arthur Lanci, a quarta melhor dupla do ranking, não decepcionaram e venceram os nicaraguenses Mora e Lopez por 21/17 e 21/19, em partida da primeira rodada do Grupo C. Para fechar a participação brasileira no primeiro dia, George e Saymon levaram a melhor sobre os compatriotas André e Renato, com parciais de 21/17 e 21/19, em um duelo verde e amarelo válido também pelo Grupo C.
Saymon comentou sobre a tensão de enfrentar outra dupla brasileira em um torneio tão importante. “É o primeiro jogo, e jogar Brasil contra Brasil aumenta o nervosismo. Em uma Copa do Mundo, o primeiro jogo também deixa um pouco nervoso. Mas conversamos muito para nos ajudar. Jogar um jogo caseiro é sempre difícil, praticamente uma semifinal. Nossa chave está sendo a mais forte do torneio”, disse, referindo-se à presença dos atuais campeões olímpicos Åhman e Hellvig (Suécia) no mesmo grupo.
O Mundial de Vôlei de Praia prossegue até o dia 23 de novembro, reunindo 96 duplas divididas em 12 chaves de quatro. As duas melhores duplas de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam para a fase eliminatória. As demais equipes terceiras colocadas disputam uma repescagem por vagas restantes.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br




