PUBLICIDADE

Governo Federal convoca quase quatro mil aprovados no concurso unificado

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministério da gestão e da inovação em serviços públicos (mgi) anunciou a convocação de 3.910 candidatos aprovados na primeira edição do concurso público nacional unificado (cpnu), realizado em 2024. A medida visa o preenchimento de vagas remanescentes e adicionais em 21 órgãos federais.

Do total de vagas, 1.977 são adicionais, representando um aumento de 30% em relação às 6,6 mil vagas originais. As 1.933 vagas restantes correspondem àquelas que não foram preenchidas nas primeiras chamadas do processo seletivo.

Dos convocados, 2.919 ocuparão vagas imediatas, enquanto 991 deverão participar de cursos de formação de caráter eliminatório. Os editais específicos de cada curso serão publicados no diário oficial da união,

Após a publicação da convocação, cada órgão federal nomeará os candidatos, que terão 30 dias para tomar posse e, em seguida, 15 dias para entrar em exercício. Para assumir o cargo, os candidatos devem atender a requisitos como nacionalidade brasileira ou portuguesa , estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens), possuir a escolaridade exigida, ter idade mínima de 18 anos, apresentar aptidão física e mental, declarar bens e não ser beneficiário do seguro-desemprego.

O mgi esclareceu que o preenchimento das vagas já está autorizado, com as remunerações previstas no projeto de lei orçamentária (ploa) de 2026. A primeira edição do cpnu ofertou 6.640 vagas para 21 órgãos, atraindo 970.037 candidatos. As provas foram realizadas em agosto de 2024 em 228 cidades. O modelo do concurso serviu de base para o cpnu 2025, que oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com a segunda fase (prova discursiva) agendada para 7 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

PUBLICIDADE