PUBLICIDADE

Homem morre após ser baleado por agente de imigração durante protesto em Minneapolis

© Reuters/Tim Evans/Proibida reprodução

Um homem foi baleado por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) e morreu em Minneapolis, no sábado (24). A vítima, de 37 anos, era residente da cidade e, segundo autoridades locais, seria cidadão norte-americano. O episódio ocorreu durante protestos contra operações federais de imigração no estado de Minnesota.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o homem estava armado com uma pistola semiautomática e reagiu de forma violenta durante uma operação para localizar um imigrante em situação irregular. Um agente atirou após se sentir ameaçado.

Imagens não verificadas em redes sociais mostram agentes com coletes identificados como ‘Polícia’ imobilizando uma pessoa antes dos disparos. O chefe de polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, informou que a situação foi relatada por volta das 9h e que a vítima aparentava ter porte legal de arma.

Autoridades locais, incluindo o governador Tim Walz e o prefeito Jacob Frey, criticaram a operação. Minneapolis tem enfrentado tensão desde o início do mês, após outro incidente envolvendo o ICE que resultou na morte de uma cidadã estadunidense.

Em resposta, o presidente Donald Trump responsabilizou a polícia local pelo tiroteio, elogiou o trabalho do ICE e acusou os líderes locais de incitar uma ‘insurreição’. Ele também compartilhou uma foto da arma do homem falecido e sugeriu que as autoridades estaduais estavam encobrindo os fatos.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu uma investigação sobre possíveis violações de direitos humanos relacionadas ao tratamento de imigrantes. Ele expressou preocupação com detenções violentas e a representação negativa de migrantes, que, segundo ele, aumentam a hostilidade e os abusos.

Türk também destacou o uso desproporcional de força durante as ações do ICE, afirmando que o uso letal deve ser um último recurso. As operações do ICE aumentaram nos últimos meses, com focos em grandes cidades, levando a uma nova onda de protestos em Minneapolis.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

PUBLICIDADE