PUBLICIDADE

Abstenção no Enem 2025 mantém média, mas aumenta número de participantes

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma taxa de abstenção de 27%. Este índice se mantém em patamar semelhante ao do ano anterior, quando a ausência foi de 26,6%. Apesar da leve alta em relação a 2024, a abstenção é menor que a registrada em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o Ministro da Educação. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam aptos a realizar o exame. Durante o primeiro dia, 3.240 participantes foram eliminados por diversas irregularidades.

Segundo informações, as eliminações ocorreram devido ao descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos não permitidos, ausência dos assentos fora dos horários autorizados, porte de equipamentos eletrônicos e retirada do local de prova com o caderno de questões antes do tempo mínimo de permanência.

O gabarito oficial do primeiro dia de provas está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com o apoio de mais de 300 mil pessoas.

Neste domingo, os candidatos responderam a questões de múltipla escolha abrangendo as áreas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A prova foi composta por 90 questões, além da redação.

O tema da redação deste ano, que abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira, foi defendido pelo ministro da Educação. “Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, disse. Professores avaliaram que o tema promove o debate sobre questões atuais como violações de direitos e etarismo.

Já o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) classificou a prova como “linda” e “maravilhosa”, destacando que ela avalia habilidades e conhecimentos previstos nas referências curriculares.

Os casos de reaplicação do exame estão agendados para os dias 16 e 17 de dezembro, incluindo os estudantes das cidades afetadas pelo tornado.

O segundo dia de provas será realizado no próximo domingo (16), com questões sobre ciências da natureza e matemática. O Enem é utilizado como principal forma de ingresso em universidades, sobretudo as públicas, por meio do Sisu, Prouni e Fies.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

PUBLICIDADE