Governo do Rio amplia programa de apoio a mulheres com câncer de mama e investe em novos hospitais oncológicos
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta segunda-feira (20), a ampliação do Programa Navega RJ, que oferece acompanhamento individualizado a mulheres diagnosticadas com câncer de mama na rede estadual de saúde. O projeto, criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), agora passa a atender também pacientes das unidades Rio Imagem Centro e Rio Imagem Baixada, com investimento anual de R$ 1,2 milhão.
Com a expansão, a capacidade do programa aumentou em 400%, passando de 300 para 1.500 mulheres assistidas. “Ampliar o Navega RJ é garantir acolhimento e agilidade no tratamento. É uma política pública que salva vidas e humaniza o cuidado com as pacientes”, afirmou o governador durante cerimônia no Rio Imagem Centro.
Antes, as mulheres precisavam buscar sozinhas o encaminhamento após o diagnóstico. Agora, o atendimento é imediato: ao receber o laudo, a paciente já tem a consulta com o mastologista agendada e passa a ser acompanhada por uma equipe multiprofissional — os chamados “navegadores”, formados por médicos, assistentes sociais e enfermeiros.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, o programa também reduz o abandono de tratamento e melhora a experiência das pacientes. Coordenado pela mastologista Sandra Gioia, o Navega RJ é pioneiro no país na adoção do modelo de navegação de pacientes e já acompanhou quase mil mulheres desde 2017.
O governo estadual também avança na construção de dois hospitais oncológicos, em Nova Iguaçu e Nova Friburgo, para reforçar a rede pública de tratamento do câncer. O Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada) já está com 83% das obras concluídas e contará com capacidade para 5 mil atendimentos ambulatoriais, 300 cirurgias e 340 internações mensais, totalizando R$ 87,3 milhões em investimentos.
Com informações do Governo do Estado do Rio de Janeiro.




