PUBLICIDADE

Lula propõe ampliar cooperação com a Indonésia e defende economia verde na COP30

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em visita a Jacarta nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Brasil e Indonésia têm potencial para ampliar parcerias em setores estratégicos como minerais críticos e biocombustíveis. Durante encontro com empresários dos dois países, Lula destacou que o Brasil vive um momento de estabilidade fiscal, jurídica e social, criando um ambiente favorável para novos investimentos.

O presidente anunciou que o Brasil apresentará, na COP30 — que será realizada em Belém —, uma proposta para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis e descarbonizar o transporte marítimo internacional. Lula também ressaltou o papel do país na transição energética, lembrando que o Brasil possui 10% das reservas mundiais de minerais críticos e criará um Conselho Nacional voltado à área.

O chefe do Executivo citou a Indonésia como exemplo de valorização do processamento interno de minérios e defendeu que o Brasil adote caminho semelhante para gerar empregos e agregar valor à produção nacional.

Na área de bioenergia, Lula propôs a criação de um mercado global de biocombustíveis e afirmou que é possível expandir a produção de etanol “sem derrubar uma única árvore”. Ele agradeceu ainda o apoio da Indonésia ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado durante a COP30, com investimento inicial de US$ 1 bilhão do governo brasileiro.

O presidente também destacou oportunidades nas áreas de segurança alimentar, aviação civil e defesa, mencionando o interesse da Força Aérea da Indonésia em aeronaves brasileiras, como o Super Tucano.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

PUBLICIDADE