Uma nova etapa da Operação Contenção está em andamento no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A ação, iniciada nas primeiras horas desta quinta-feira (11), visa remover barricadas em chamas e veículos incendiados que obstruem as vias, impedindo a circulação.
Mais de mil policiais civis e militares participam da operação, que inclui o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na localidade.
A primeira fase da Operação Contenção, realizada em 28 de outubro nos complexos da Penha e do Alemão, foi a mais letal da história do estado. Naquela ocasião, foram registradas 122 mortes, incluindo cinco policiais, e 113 prisões.
O principal alvo da fase anterior, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, apontado como o chefe do Comando Vermelho que permanece foragido, não foi capturado. Em paralelo, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) discute a letalidade da Operação Contenção com o governador Cláudio Castro. O Instituto Médico Legal (IML) do Rio já identificou 100 dos 121 mortos relacionados à operação.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br




