O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta sexta-feira (5) que foi o nome escolhido por Jair Bolsonaro para representar o Partido Liberal na corrida presidencial de 2026. A decisão foi comunicada pelo parlamentar em uma rede social.
Jair Bolsonaro, que cumpre prisão por tentativa de golpe de Estado e está impedido de concorrer devido a condenações no STF e no TSE, segue exercendo influência sobre aliados. A impossibilidade do ex-presidente participar das eleições gerou, nos últimos meses, uma disputa interna entre apoiadores para assumir seu espaço político. Entre os nomes cogitados estava o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com pessoas próximas ao senador, Jair Bolsonaro manifestou o apoio diretamente ao filho em conversas recentes. Flávio esteve com o pai na última terça-feira (2), na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e vem sendo apontado como o responsável por representá-lo politicamente durante o período de prisão. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que havia se colocado como pré-candidato, comunicou a aliados que apoia integralmente a indicação do irmão.
Na publicação, Flávio afirmou que o país enfrenta “momentos difíceis” e criticou a gestão do presidente Lula, que deve buscar a reeleição em 2026.
A confirmação também foi feita pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Em declaração ao g1, ele afirmou que, após o posicionamento de Jair Bolsonaro, “está decidido”. Em nota divulgada pelo partido, Valdemar reforçou que Flávio será o representante da legenda na disputa presidencial e destacou o alinhamento interno em torno da candidatura.
Crédito: Com informações do g1




