O Quilombo Machadinha, em Quissamã, recebe neste fim de semana o Festival da Cultura Negra, evento que reúne manifestações tradicionais, oficinas, música, dança e a tradicional feijoada Cheiro e Ceci. A programação acontece nos dias 22 e 23 de novembro, com atividades voltadas ao fortalecimento da memória, da identidade quilombola e da cultura afro-brasileira.
Programação – Sábado (22/11)
As atividades começam às 9h, com a abertura oficial, seguida às 9h30 pela apresentação da Banda de Lata. Às 10h30, acontece a Oficina de Capoeira com Mestre Dengo, da Cia de Aruanda, e às 11h a tradicional Roda de Capoeira, também conduzida pelo grupo.
Ao meio-dia, o público poderá saborear a tradicional feijoada. Às 13h30, haverá música ao vivo e, às 14h, a Oficina de Boi Malhadinho. A partir das 16h30, o cortejo do Boi Malhadinho toma as ruas da comunidade, e o dia encerra com show de forró às 19h.
Ainda no sábado, às 17h30, ocorre o acendimento da fogueira acompanhado por apresentação do grupo de jongo Tambores de Machadinha, um dos momentos mais simbólicos da festividade.
Programação – Domingo (23/11)
A festividade começa cedo no domingo com oficina e apresentação de fado ministrada por Mestre Leandro, às 9h. Às 10h, a tradição do jongo segue com oficina e roda conduzidas pelo grupo Tambores de Machadinha.
O almoço, marcado para 12h30, traz as deliciosoas comidas típicas. A programação musical retorna às 13h30 com show de samba do Pagode dos Cria. Às 15h, a festa ficz por conta do Boi Pintadinho Imperador, encerrando o evento às 16h.
A iniciativa conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Instituto Floresta e da Prefeitura Municipal de Quissamã. A realização é da Associação de Remanescentes do Quilombo de Machadinha, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e o Governo Federal.




